
27 de setembro 2016 - foto: portal morada
Célio, do PSOL, é o único a se comprometer integralmente com os servidores
Os cinco outro concorrentes à Prefeitura de Araraquara reconhecem a legitimidade das pautas, mas fazem ressalvas ao assinar o termo proposto pelo SISMAR
Célio Peliciari, candidato do PSOL à Prefeitura de Araraquara, foi o único entre os seis concorrentes às eleições municipais que concordou integralmente com o termo de compromisso proposto pelo SISMAR – Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região – com as principais demandas dos servidores.
Não por acaso, Célio é o único candidato que é servidor municipal. Aprovado no concurso para trabalhar no pedágio, foi convocado e assumiu sua vaga já durante o processo eleitoral, por isso está afastado até as eleições.
Os outros cinco candidatos, Aluísio Braz, Boi (PMDB), Edinho Silva (PT), Edna Martins (PSDB), João Farias (PRB) e Nino (PSB), não quiseram se comprometer com a íntegra do documento. Cada um fez suas ressalvas ao devolver o termo de compromisso.
Boi e Edna enviaram respostas por e-mail, assinadas por suas assessorias. Quem respondeu pelo candidato do PT foi a coordenadora de campanha, deputada Márcia Lia. Nino não respondeu espontaneamente ao SISMAR. Questionado, respondeu pelo seu perfil de candidato no facebook. João Farias enviou sua resposta impressa para o Sindicato.
Clique aqui para ver o termo de compromisso elaborado pelo SISMAR com as principais demandas da categoria.
A íntegra das respostas pode ser conferida abaixo, em ordem alfabética.
Aluísio Braz, Boi (PMDB)
A - O candidato Aluisio Boi. Fará um estudo completo para saber das possibilidades e depois decidir sobre a marcação de ponto dos servidores que ocupam cargos comissionados.
B e C - Também fará um estudo que deverá apontar necessidade ou não de corte de secretaria e subprefeitura. Com relação às secretarias, para extinguir qualquer uma delas, primeiro se faz necessário saber quais os benefícios referentes a convênios estaduais e federais que a determinada área perderá com a extinção.
D - Enquanto Secretario de Governo, assumiu uma política de redução de gastos. Reduziu os cargos comissionados de 200 para 98. Boi tem a certeza de que a redução de gasto se faz necessária, especialmente por conta da crise, e fará o possível para que isso ocorra em todas as áreas do poder público.
E - Já promoveu uma redução nos gastos com telefonia. Assim que assumir a prefeitura, esse departamento também passará por mudanças. Tudo de acordo com a necessidade.
F - Será analisado.
G - Concordamos com a política de redução drástica de alugueis e veículos.
H - Concordamos com essa política.
Compromisso com o DAAE
1 - Atuarei com responsabilidade para que o Vale Alimentação seja revisto.
2 - Concorda.
3 - Defende 100%, após um estudo detalhado.
4 - O seu mandato será pensado para a gestão de 2017. Tudo com muita responsabilidade. Quanto a essa questão, irá trabalhar na elaboração de uma lei especifica.
5 - OK. Se for concessão. Fará alterações na classe em conversa com a mesma.
6 - Possui uma política especifica para essa área e todas as alterações devidas serão construídas com os servidores.
Edinho Silva (PT)
Carta ao Sismar
Prezados,
A coligação "O Melhor para Araraquara" pactuou em seu Programa de Governo com as cidadãs e cidadãos de Araraquara uma série de propostas de políticas voltadas à eficácia e transparência da gestão pública e à melhoria das condições de trabalho do servidor público.
Neste sentido, caso eleitos, vamos implementar um eficiente programa de saneamento e recuperação das finanças públicas, revendo e avaliando, detalhadamente, todos os fatores de endividamento da prefeitura, a estrutura administrativa e os contratos de gestão, modernizando a capacidade de arrecadação.
Além disso, já nos comprometemos publicamente em retomar o plano de saúde dos servidores, a avaliar e revisar o plano de carreiras, cargos e vencimentos, buscando corrigir distorções, a propiciar avanços quanto ao desenvolvimento profissional, com formação inicial e continuada, qualificação funcional, reconhecimento e valorização do servidor público.
Acima de tudo, o nosso Programa de Governo registra a necessidade de se criar uma sistemática de diálogo permanente com os servidores municipais, a fim de que os assuntos relacionados à categoria possam ser conduzidos de forma transparente e conjunta.
Todas as questões relacionadas ao funcionalismo público municipal serão tratadas com profundo respeito, como sempre ocorreu nas duas gestões de Edinho à frente da Prefeitura.
A coligação compreende que a efetividade na prestação de serviços público à população de Araraquara passa, sem dúvida nenhuma, pela valorização daqueles que trabalham diretamente com o atendimento ao público.
Diante do exposto, compreendemos que as pautas apresentadas pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região são pertinentes e dialogam com muitas das propostas tratadas no nosso Programa de Governo. Contudo, entendemos que é necessário um aprofundamento da real situação da administração pública municipal para que possamos dar consequência a cada um dos assuntos trazidos pelo sindicato.
Nosso compromisso é que isso seja feito em diálogo aberto com o sindicato, valorizando e motivando o servidor público e, consequentemente, garantindo a melhoria e qualidade no atendimento dado à população nos serviços públicos.
Com os nossos respeitos,
Márcia Lia
Coordenadora da campanha da coligação "O Melhor Para Araraquara".
Edna Martins (PSDB)
João Farias (PRB)
Nino (PSB)