top of page

11 de agosto 2016

SISMAR cobra melhores condições de trabalho para ACS

Ministério do Trabalho exige regularização e que seja estipulado prazo para efetivação das melhorias

 

Após solicitação do SISMAR, o Ministério do Trabalho realizou, nesta quarta-feira, 4, uma audiência de mediação com a Prefeitura de Araraquara para cobrar melhorias nas condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Em visita a unidades de Saúde da Família, dirigentes do SISMAR identificaram problemas semelhantes, como falta de materiais básicos de escritório, papel e caneta por exemplo, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), protetor solar vencido e equipes desfalcadas, entre outros.

Como resultado da mediação, a Prefeitura se comprometeu a apresentar em dez dias o prazo para a solução dos principais problemas (veja detalhes aqui – ata da audiência).

Para identificar possível sobrecarga de trabalho, a Prefeitura também apresentará em dez dias uma listagem atualizada com a relação de população por ACS por bairro.

O SISMAR espera uma solução imediata e negociada, para evitar multas altas que poderiam impactar ainda mais as já tão mal tratadas contas da Prefeitura de Araraquara, como já ocorreu em 2013, quando a Prefeitura teve problemas com o Ministério Público do Trabalho pelo descumprimento de um TAC justamente pelos mesmo motivos vivenciados agora pelos ACSs.

Não aceite más condições de trabalho. Caso esteja vivenciando problemas, procure o SISMAR.

Please reload

bottom of page