top of page

4 de maio 2016

“Jornalista tem que ser honesto, não imparcial”, defende Cynara Menezes

Em sua palestra no Ciclo de Estudos de Jornalismo Uniara – Sismar, ela também falou do pensamento hegemônico e míope da grande mídia brasileira

 

Respondendo a questionamentos sobre posicionamentos políticos de esquerda e de direita na imprensa brasileira, a jornalista e blogueira baiana Cynara Menezes, autora do blog Socialista Morena, derrubou o mito da imparcialidade no jornalismo durante sua palestra na segunda noite do Ciclo de Estudos de Jornalismo Uniara - SISMAR. “É possível fazer bom jornalismo com as duas visões de mundo. Jornalista tem que ser honesto, não imparcial”, disse.

O público lotou o auditório principal da Uniara, com capacidade para 300 pessoas.

A Socialista Morena contou desde a escolha do nome do blog, baseado na ideia de Socialismo Moreno de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, até sobre os poucos oito meses que aguentou trabalhar na Veja, tantas eram as barbaridades cometidas contra os jornalistas, como mudar o texto dos repórteres sem consultá-los para adequá-lo a um suposto padrão da revista.

A diferença entre a cobertura nacional e internacional da crise política brasileira também foi assunto da palestra. “No exterior, todos sabem que quem está julgando a Dilma é uma corja de ladrões. Aqui, não se fala isso na grande imprensa”, criticou.

Aos estudantes, ela alertou sobre as tendências de mercado e de publicidade no jornalismo. “Os jornais locais estão crescendo. Até estranhei a notícia de que houve várias demissões hoje em um jornal da cidade. A tendência é inversa”, disse ela, mostrando números de uma pesquisa recente.

Segundo Cynara, mesmo os investimentos em propaganda estão migrando dos grandes jornais estaduais e nacionais para os sites de notícias locais. “Um portal de notícias sobre Araraquara teria muito espaço”, sugeriu.

O modelo de financiamento do blog dela gerou curiosidade no público. Ela não tem propagandas no blog, não tem publicidade. Quem paga são os leitores. “O conteúdo é todo aberto e só paga o leitor que tem interesse que o meu ponto de vista tenha espaço.”

Em breve, todas as palestras do Ciclo de Estudos de Jornalismo serão disponibilizadas pela internet.

Nesta quarta-feira, o palestrante é o Cientista Político Milton Lahuerta, da UNESP. Mais informações  em http://goo.gl/A26tuE

Please reload

bottom of page