top of page

21 de janeiro de 2015

Recreacionistas de Américo entram em greve no primeiro dia de aula

Os Recreacionistas da Prefeitura de Américo Brasiliense decidiram ontem, em assembleia, entrar em greve contra o aumento da jornada de trabalho de 30 para 40 horas semanais.

Eles não vão voltar ao trabalho enquanto a prefeita não comunicar oficialmente que irá manter a jornada de seis horas por dia. 

Mais da metade dos recreacionistas participaram da assembleia, realizada no salão da Igreja Quadrangular, e decidiram que não vão aceitar a mudança. A greve terá início no primeiro dia de aulas.

Além disso, as condições de trabalho estão incomodando e muito a categoria, como sobrecarga de trabalho, desvio de função e problemas de relacionamento entre servidores e chefia.


Dúvidas frequentes


1- A jornada dos recreacionistas no edital não é de 8h por dia?

Sim. Porém, quem mudou isso para 6h por dia foi a Prefeitura. Agora, só volta para 8h por dia se os servidores quiserem. A CLT garante que deve prevalecer a condição mais favorável ao trabalhador nestes casos.


2- A greve vai até quando?

A greve é por tempo indeterminado, até que a Prefeitura volte atrás e mantenha a jornada de 30 horas semanais.


3- A Prefeitura pode descontar o dia dos grevistas?

Pode, mas isso vai ser negociado durante a greve. Na maioria dos casos, há uma compensação dos dias parados após o retorno ao trabalho. A greve é a suspensão do contrato de trabalho, então pode haver desconto. Na Justiça do Trabalho existem decisões favoráveis e contrárias ao desconto dos dias parados. A tese contrária ao desconto é que não se pode penalizar o trabalhados por exercer um direito.


4- A Prefeitura pode transferir, remover ou demitir os servidores que fizerem greve?

Não. Isso seria retaliação e não é permitido pela Justiça. Nenhum trabalhador pode ser penalizado por fazer greve. Greve é um direito garantido pela Constituição Federal.


5- Servidores com pouco tempo de Prefeitura podem entrar na greve?

Sim. Todos os servidores podem fazer greve.


6- Servidor em greve pode ficar em casa?

Não. Greve não é férias nem folga, greve é luta. Uma lista de presença é passada todos os dias da greve nas assembleias. Essa lista comprova que o servidor estava em greve, mas estava participando das atividades, como assembleias, passeatas e outros atos. A assinatura na lista ajuda na hora de negociar a compensação dos dias parados.

Please reload

bottom of page