
20 de janeiro de 2015
Agentes Educacionais de Araraquara suspendem paralisação, mas mantém estado de greve
O estado de greve dos Agentes Educacionais de Araraquara está mantido, porém a paralisação programada para o primeiro dia de aulas foi suspensa. A decisão foi tomada pelos servidores em uma assembleia realizada ontem, 19, depois que a Prefeitura pediu novos prazos para responder às reivindicações da categoria. Eles também decidiram continuar sem fazer o planejamento até a próxima reunião, marcada para o dia 26, próxima segunda-feira, conforme havia sido decidido em assembleia anterior.
Em audiência na Gerência Regional do Trabalho (GRTE), ainda na tarde de ontem, foi estabelecido que a Prefeitura fará estudos sobre o novo perfil e as funções dos Agentes Educacionais e sobre as contratações necessárias em caso de redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. Os estudos serão apresentados dia 31 de março. Leia a ata da audiência na íntegra.
Antes disso, no dia 29 de janeiro, a Prefeitura também terá que informar à GRTE quais os prazos para conclusão dos estudos de impacto financeiro. Ou seja, eles vão ter que fazer as contas de quanto dinheiro seria necessário para atender as reivindicações dos Agentes Educacionais e informar a Gerência Regional do Trabalho e Emprego.
A próxima reunião, marcada para o dia 26 (próxima segunda-feira) na Prefeitura, será ainda para debater a realização ou não d atividade de planejamento pelos Agentes Educacionais.
Terminados os prazos, o SISMAR marcará outra assembleia com os Agentes para comunicar as respostas da Prefeitura. A categoria é que vai decidir se aceita ou não as respostas e como vai se posicionar diante delas.
Prazos e reuniões
26/01 – 14h – reunião na Prefeitura para dirimir dúvidas a respeito da atividade de planejamento no cargo de Agente Educacional
29/01 – Prazo para a Secretaria de Administração informar por escrito para a GRTE as datas de conclusão dos estudos de impacto financeiro e demais repercussões decorrentes: 1) do novo perfil do AE, 2) da promoção por título e; 3) da redução da jornada
31/03 – Prazo para conclusão de dois estudos. 1) Do novo perfil do Agente Educacional (limites do cargo, horário para realização de planejamento e necessidade de contratação de Agente Educacional substituto). 2) Da quantidade de Agentes Educacionais necessária no caso da redução da jornada.