top of page

27 de junho de 2017

Justiça dá prazo para cálculo dos prejuízos com cancelamento do plano de saúde

Servidores têm que trazer comprovantes para o SISMAR até dia 7 de julho para ter direito à indenização

 

A Justiça do Trabalho determinou prazo para que o SISMAR apresente o cálculo do prejuízo que cada servidor municipal de Araraquara teve com o cancelamento do plano de saúde da Unimed para efeito de indenização. Todos os gastos que os servidores e dependentes tiveram com saúde desde 1 de setembro de 2015 até hoje e que deveriam ter sido cobertos pelo plano que foi cancelado no governo Marcelo Barbieri (PMDB) serão indenizados, exatamente como pediu o SISMAR na ação que agora está devolvendo o que é de direito dos servidores.

Para ter direito à indenização, cada servidor prejudicado precisa apresentar todos os comprovantes e protocolar no Sindicato até o dia 7 de julho, sexta-feira, de preferência junto com essa planilha (clique aqui) já preenchida (quem não souber preencher, apenas entregue os documentos no SISMAR). Não será aceita documentação fora desse prazo. Não serão indenizadas despesas sem comprovação (nota fiscal, boleto).

A indenização de cada um depende desses cálculos. Atenção, portanto, na hora de juntar os comprovantes e de preencher a planilha.

O SISMAR já havia alertado para que os servidores guardassem todos os comprovantes de despesas com consultas, exames, tratamentos, internações e outras realizadas após o cancelamento do plano da Unimed, para fins de indenização. Agora, chegou a hora de juntar tudo e trazer para o SISMAR fazer os cálculos e apresentar à Justiça.

Então, se nesse período você pagou por consultas, exames ou outros procedimentos médicos que deveriam ter sido cobertos pelo plano anterior da Unimed, você tem direito a receber esse valor de volta. Para isso, leve os comprovantes organizados ao SISMAR até o dia 7 de julho.

Essa é mais uma vitória importantíssima do SISMAR em defesa dos interesses dos servidores municipais, porque devolve dinheiro para o bolso do trabalhador, mas também porque mantém a esperança na Justiça.


Perguntas e Respostas

 

Quais documentos eu preciso levar?

Todos os que comprovem suas despesas com consultas, exames ou outros procedimentos médicos que deveriam ter sido cobertos pelo plano anterior da Unimed.

 

Eu fiquei sem plano depois do cancelamento e tive que pagar algumas consultas e exames particulares. Eu tenho direito à indenização?

Sim, dentro dos limites que eram cobertos pelo plano que você tinha antes do cancelamento. Junte os comprovantes e traga ao SISMAR.

 

Eu fiz o plano novo, mas não fiz consultas nem exames, nem tive despesas além de pagar mais caro, eu tenho direito?

Não. Serão indenizadas apenas despesas realizadas depois de 1º de setembro de 2015 que deveriam ter sido cobertas pelo plano anterior da Unimed. Só vai receber quem pagou por algo que deveria ter sido coberto.

 

Depois do cancelamento, eu fiz Plano de Saúde com outra empresa (São Francisco, por exemplo). Tenho direito à indenização?

Sim. Tudo o que você pagou para o plano novo e que deveria ter sido coberto pelo plano antigo da Unimed será ressarcido, dentro dos limites que eram cobertos pelo plano que você tinha antes do cancelamento.

Please reload

bottom of page