
27 de abril de 2017
Prefeitura de Araraquara se compromete a negociar dia de greve dos servidores municipais
Sindicato reforça chamado para greve: Apenas os serviços essenciais como unidades de saúde, tratamento de esgoto e outros precisam funcionar
O dia dos servidores que decidirem aderir à greve geral desta sexta-feira será objeto de negociação entre a Prefeitura de Araraquara e o SISMAR. O compromisso foi assumido hoje, em reunião entre o Sindicato, a comissão de servidores eleita em assembleia e representantes do governo. Não haverá liberação do ponto na Prefeitura. Para todos os efeitos, é dia normal de trabalho e o ponto de quem decidir aderir à greve será negociado posteriormente.
Fora da reunião, nos bastidores, circula a informação extraoficial de que não haverá desconto do dia parado. O PT local é oficialmente a favor da greve geral e a favor da greve dos servidores municipais de Araraquara, o que dá força para a possibilidade de não haver descontos.
De qualquer modo, o SISMAR reafirma que já comunicou formalmente as nove prefeituras de sua área de atuação e convoca mais uma vez todos os servidores para a paralisação nacional amanhã.
Haverá manifestações a partir das 8 horas em frente à Prefeitura de Araraquara e na Praça Santa Cruz. À tarde, será realizado o grande ato com a participação de todas as categorias profissionais, estudantes e demais cidadão contrários às reformas trabalhista e previdenciária que acabam com nossos direitos trabalhistas e nossa aposentadoria.
Pela Legislação Trabalhista que ainda está em vigor, para as atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Estas atividades são:
-Tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
-Assistência médica e hospitalar;
-Distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
-Serviços funerários;
-Transporte coletivo;
-Captação e tratamento de esgoto e lixo;
-Telecomunicações;
-Guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
-Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
-Controle de tráfego aéreo;
-Compensação bancária.