
11 de agosto de 2016
BES: SISMAR marca assembleia sobre atraso no pagamento
Servidores devem se reunir na terça-feira, 16, às 18h, na praça em frente à Prefeitura
A crise política de Boa Esperança do Sul está atingindo em cheio os servidores públicos municipais. Saiu um prefeito (Edson Ramineli, eleito pelo PT, cassado), entrou outro (o vice José Manoel Souza, do PP), e os funcionários da Prefeitura ficaram sem pagamento em agosto.
Revoltados, os servidores procuraram o SISMAR e uma assembleia foi marcada para a próxima terça-feira, 16, às 18h, em frente à Prefeitura, para que a categoria possa decidir unida o que fazer nesse caso. A paralisação dos serviços até que o pagamento se restabeleça é uma das possibilidades.
Dirigentes do SISMAR reuniram-se com o vice-prefeito na tarde desta quarta-feira para cobrar o pagamento imediato dos salários. A justificativa dele é a falta de dinheiro em caixa. O Sindicato entende a dificuldade, mas não aceita que os servidores fiquem sem pagamento por motivos que não foram causados por eles. Foi acordado que haverá outra reunião com Souza na terça-feira, antes da assembleia, para que o Sindicato colha as informações mais recentes para levar aos servidores.
Somente esse ano, já foram duas mobilizações fortes e com resultados em Boa Esperança do Sul. Em março, a organização da categoria foi contra o atraso no tíquete. O pagamento foi feito no dia da assembleia. Em abril, sete dias de greve com quase metade dos servidores (sem desconto dos dias parados) garantiram um reajuste de 10,7% no tíquete e redução da jornada de trabalho de quem fazia 8h/dia para 6h/dia.
Agora é hora de mostrar união novamente. Os servidores não vão pagar pela crise. O funcionalismo tem que ser o primeiro a receber.