top of page

18 de julho de 2016

Américo: Ministério do Trabalho dá novo prazo para melhorias no Daema e Almoxarifado

Serviço de Segurança no Trabalho aponta sujeira e irregularidades nos locais de trabalho; condição precária dos veículos coloca população e servidores em risco e também preocupa Gerência Regional do Trabalho

 

A Prefeitura de Américo Brasiliense tem até a próxima sexta-feira, dia 22, para mostrar ao Ministério do Trabalho quais as melhorias que já foram feitas nas instalações do Departamento de Água e Meio Ambiente - Daema e do Almoxarifado após a denúncia do SISMAR, em maio, sobre as péssimas condições de trabalho nos dois locais. Também na sexta, deverão ser entregues relatórios com o cronograma para a realização das providências que eventualmente ficaram pendentes e uma vistoria dos veículos utilizados nos dois serviços.

Além de vazamento na caixa d’água e da cozinha e refeitório do Daema completamente improvisados, os dirigentes do SISMAR também encontraram fiação exposta, falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI), banheiro precário, carro sem banco, com volante improvisado, ratos, entulho e muita sujeira. No Almoxarifado, os problemas não são menores. Os banheiros e o refeitório também são precários, sem condições de uso, carros sem cinto de segurança, transportando pessoas e equipamentos lado a lado, sem vidro e sucata por toda parte.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, realizou vistoria nos locais e também identificou irregularidades e falta de higiene.

A pedido do SISMAR, o Ministério do Trabalho entrou no caso e está mediando uma negociação para a solução dos problemas imediatamente pela via do diálogo, em vez do caminho da fiscalização e autuação, o que poderia acarretar em multas pesadas para a Administração e piorar ainda mais a já capenga situação financeira da cidade.

A situação de deterioração dos veículos chamou a atenção da mediadora Ana Rosa Gouvêa, Chefe do Setor de Relações do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE). Segundo ela, os veículos mostrados nas imagens feitas pelo SISMAR não podem ser utilizados, pois colocam em risco motoristas, passageiros e a população em geral.

Outra audiência ficou marcada para o dia 22, às 9h30, para apresentação dos relatórios pela Prefeitura. O SISMAR está acompanhando o caso de perto. Se você também vivencia problemas no seu ambiente de trabalho e quer ajuda para a solução, procure o Sindicato.

Please reload

bottom of page