
27 de junho de 2016
Assédio Moral: nunca mais
Cinco especialistas participaram de jornada sobre o tema em Boa Esperança do Sul, realizada pelo SISMAR em parceria com a Prefeitura; evento foi exigência do MPT dirigido aos servidores municipais
Para combater o assédio moral no serviço público de Boa Esperança do Sul, o SISMAR – Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região em parceria com a Prefeitura, realizou na semana passada a “Jornada sobre Assédio Moral nas Relações de Trabalho”.
Cinco especialistas, entre advogados, procuradores e auditores fiscais, proferiram palestras durante uma semana inteira dirigidas aos servidores municipais daquela cidade, abordando o tema Assédio Moral sob vários aspectos.
Logo no primeiro dia, o evento foi elogiado por Cássio Dalla-Déa, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) que participou da abertura da Jornada. “A Jornada cumpre completamente os fins determinados. Em alguns casos, ficamos com dúvida se o encaminhamento dado foi o melhor. E este definitivamente não é um desses casos. O evento foi muito bem preparado, palestrantes bem escolhidos e será muito útil para os servidores”, disse o procurador na abertura da Jornada.
O evento foi promovido para atender exigência do próprio MPT, em virtude de problemas sérios de assédio moral na Prefeitura de Boa Esperança do Sul em anos anteriores.
Os palestrantes e os respectivos temas tratados durante a Jornada foram os seguintes:
Assédio Moral no trabalho e sua dialética, pela Procuradora Municipal Selma Maria Pezza
Assédio Moral na Administração Pública, pelo Advogado e Professor Dr. José Manoel Perosso Coutinho e Castro
Legislação Trabalhista e o assédio moral, pelo Advogado Professor Ricardo Nogueira Monnazzi
Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho: proteção vs constrangimentos, pela Auditora Fiscal do Ministério do Trabalho Dra. Vanessa dos Santos Lopes
Relações interpessoais no trabalho, pelo Professor MS Adm. Marcio Humberto Rapatão
As palestras, gravadas na íntegra pelo SISMAR, serão disponibilizadas em breve nos canais de comunicação do Sindicato e também entregues ao MPT como prestação de contas.