top of page

15 de dezembro de 2015

Eleição da Cipa e Conselho de Combate ao Assédio estão mantidas

Ministério do Trabalho intermediou acordo entre SISMAR e Prefeitura para garantir funcionamento dos dois grupos; é importante que todos votem

 

O SISMAR e a Prefeitura de Araraquara firmaram um acordo no Ministério do Trabalho para garantir a formação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e do CMCAMD (Conselho Municipal de Combate ao Assédio Moral e à Discriminação), instâncias importantes para defesa do servidor quando bem organizadas e geridas.

Infelizmente, o sistema de votação utilizado nas eleições que estão em andamento não pode ser alterado. Entretanto, ficou acordado que o quadro da Cipa e do Conselho serão adequados para que todos os candidatos inscritos sejam empossados.

No caso da Cipa, o quadro original é de 20 membros (10 titulares e 10 suplentes) e há 21 candidatos. Não muda muita coisa. Já no Conselho, onde seriam 12 (seis titulares e seis suplentes), estarão 18.

Como o sistema de votação tem problemas, mas não pode parar nem ser mudado, caso algum dos candidatos sinta-se prejudicado, deve procurar o Sindicato para resolver seu caso individualmente.

A Cipa e o Conselho de Combate ao Assédio e à Discriminação são órgãos importantes na luta pela defesa e proteção da saúde e integridade física e mental do servidor. A criação destas instâncias é uma vitória dos trabalhadores, consolidada em lei, com objetivo de melhorar as condições de trabalho. Cabe destacar que a CIPA é um órgão supra corporativo e independente, não subordinado a qualquer área da Prefeitura.

Há, entre os candidatos, os mais próximos às lutas dos servidores e os mais distantes. “Porém, quem pode e deve exercer o controle das atividades dos dois órgãos é o servidor, por meio da fiscalização e do acompanhamento do trabalho realizado, afinal, Cipa e Conselho foram criados para defender a categoria e tem obrigação de fazê-lo bem”, orienta Marcelo Roldan, servidor e dirigente sindical.

Para que Cipa e Conselho funcionem em 2016, é necessário que os servidores votem aqui (http://www.araraquara.sp.gov.br/Pagina/Default.aspx?IDPagina=4461). Se não houver quórum (50% da categoria), as eleições são canceladas e refeitas e este processo demora, deixando os servidores sem o auxílio destes órgãos enquanto não forem eleitos seus membros.

Atenção: só é permitido acessar uma vez o link da votação. Não saia da página antes de concluir todos os votos. Não haverá nova chance de votar.

Please reload

bottom of page