
Sismar repudia perseguição a jornalista
20/03/2013- Autor: SISMAR
O Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) repudia, com veemência, a atitude do presidente da Câmara Municipal de Araraquara, João Farias (PRB), na última sessão do dia 22 de janeiro de 2013, que configura perseguição e cerceamento ao trabalho jornalístico e à liberdade de atuação da imprensa.
O jornalista Raphael Pena, profissional devidamente registrado nos órgãos competentes, foi impedido pelo presidente da Casa de entrar no recinto reservado aos vereadores para poder realizar seu trabalho, sendo que o acesso ao mesmo local foi permitido aos fotógrafos dos demais meios de comunicação.
Discriminar por questões de pessoalidade e fazer retaliações no exercício da função pública é inaceitável em nosso Estado Democrático de Direito. O acesso e a divulgação da informação garantem o sistema democrático, são direitos do cidadão, e o cerceamento de ambos constitui violação dos direitos humanos.
Mesmo considerando a entrevista concedida por Farias quando de sua eleição para presidir a Câmara pelo próximo biênio, na qual ele diz diretamente que irá “endurecer” com om movimentos sociais e sindicais, a atitude arbitrária de barrar o jornalista é uma afronta à liberdade de imprensa e não será tolerada.
Todas as medidas cabíveis serão tomadas para que este tipo de perseguição não volte a ocorrer.