top of page

Pronto para ficar sem receber?

13/02/2014- Autor: Marcelo dos Santos Roldan

A (ir)responsabilidade da Câmara Municipal com a cidade.
Ontem (12/02/2014), ocorreu uma audiência pública na Câmara Municipal de Araraquara. O Secretário de Finanças não compareceu para esclarecer a situação da Prefeitura, o que só reforçou as preocupações com as contas públicas.
Na mesa estavam o presidente João Farias Farias, os professores e ex secretários de finanças Alvaro Guedes e José Eduardo Oliveira.
Para quem teve a oportunidade de acompanhar a audiência ficou claro que Araraquara QUEBROU. A Prefeitura não tem mais condições de honrar seus compromissos e os serviços, que já estavam precários, vão piorar muito este ano. Manobras no mínimo muito duvidosas envolvendo o DAAE e um empréstimo no valor de R$ 25 milhões só colocam mais problemas para o Município.
O valor das dívidas da Prefeitura só cresce e ontem foi mencionado o montante de R$ 200 milhões. Muitas empresas que são contratadas para prestar serviços não estão recebendo em dia e a prestação dos serviços vem perdendo qualidade faz tempo.
Preocupação maior devem ter os servidores municipais. Atrasos e bloqueios no tíquete já deram o primeiro alerta de que algo está pra "zicar". Agora teremos cortes drásticos em várias secretarias, o que só vai piorar os atendimentos e as condições de trabalho.
Enquanto os números enormemente negativos apontam para a necessidade de contenção de despesas, a Administração nomeou todos os cargos de confiança e comissionados que podia, causando um desequilíbrio na harmonia dos serviços públicos, muitas injustiças e uma significativa piora nos ambientes de trabalho.
A lógica de alguns servidores é sugar o que puder e trair sua categoria para tirar proveito deste mercado de compra e venda de almas.
O descontentamento da categoria é claro, mas ainda não tem sido combustível para trazer a categoria para o debate, mesmo com todos os sinais de falência da Prefeitura.
Enquanto a cidade vai indo para um buraco cada vez mais profundo, vereadores e vereadoras dão carta branca para o prefeito acabar com as finanças e principalmente com o futuro de Araraquara. Superestimam o orçamento e não fiscalizam os gastos públicos, negociam secretarias e cargos como se estivessem num "clubinho" de amigos, aprovam tudo o que o prefeito quer sem questionar nada. Isso é uma vergonha e principalmente uma irresponsabilidade.
Outro fato lamentável é a atenção dada pela imprensa à grave situação das finanças do Município. Mesmo com as revelações gravíssimas de ontem, mesmo com os alertas de que os serviços públicos já estão parando e que os servidores podem ficar sem receber, as capas dos principais jornais da cidade mostram uma Araraquara maravilhosa, onde as maiores preocupações estão relacionadas ao calor e aos prováveis candidatos nas próximas eleições...
Quando as pessoas acordarem para o que aconteceu com a Cidade já será tarde e eu poderei dizer: "Eu avisei... e avisei faz tempo..."

Please reload

bottom of page