top of page

PROGRAMAÇÃO

Jornalista

Carla Jimenez

Editora Executiva do jornal El Pais no Brasil. Formada pela Cásper Líbero, foi editora de Economia da Editora Três, editora de Brasil do Brasil Econômico (www.brasileconomico.com.br), subeditora do portal e da revista CanalRH, editora-assistente, redatora e repórter do Grupo Estado, repórter da revista Época, repórter da publicação Pequenas Empresas Grandes Negócios. Cobriu pelo jornal O Estado de S. Paulo a primeira eleição direta no Chile, no processo de reabertura política, após a ditadura militar.

Cientista político Milton Lahuerta

Professor de Teoria Política, Teoria do Estado, Cultura e Política no Brasil na UNESP, campus de Araraquara. É graduado em Ciências Sociais pela USP (1978), mestre em Ciência Política (UNICAMP-1992) e doutor em Ciência Política (USP-1999). Atua também comoprofessor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar. Coordena, desde 2003, o Laboratório de Política e Governo da UNESP. É diretor de Perspectivas - Revista de Ciências Sociais da UNESP, desde 2001. É professor convidado no Centro Universitário de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Guadalajara, México.

Jornalista

Cynara Menezes

É autora e editora do blog Socialista Morena. Baiana, nasceu em 1967 e formou-se em jornalismo pela UFBA em 1987. Começou a exercer a profissão no extinto Jornal da Bahia, em Salvador. Mudou-se para Brasília em 1989, onde atuou em diversos órgãos de imprensa. Entre 1995 e 1997, cursou doutorado em Literatura Espanhola e Hispano-americana na Universidade Autônoma de Madri. De volta ao Brasil, foi durante quatro anos repórter literária da Folha de S. Paulo. Estadão, revistas IstoÉ/Senhor, Veja, Vip e Carta Capital. É autora dos livros Zen Socialismo, pela Geração Editorial, e O Que É Ser Arquiteto, com João (Lelé) Filgueiras, e O Que É Ser Geógrafo, com Aziz Ab’Saber, ambos pela editora Record.

Seu blog, Socialista Morena, deve o nome ao antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro (1922-1997), que concebeu o “socialismo moreno”, um socialismo à brasileira. Trata-se de um blog de ideias e notícias com viés esquerdista. Mas, que também aborda literatura, música, cinema, HQ, humor, viagens.

SEGUNDA-FEIRA,
2 DE MAIO - 19 HORAS
Salão Nobre – Unidade I
TERÇA-FEIRA,
3 DE MAIO - 19 HORAS
Salão Nobre – Unidade I
QUARTA-FEIRA,
4 DE MAIO - 19 HORAS
Auditório José Quirino dos Santos – Unidade I

Professor Dr.

José Querino Tavares Neto

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil

Possui pós-doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra sob a supervisão do Doutor José Joaquim Gomes Canotilho (2007), com bolsa da Capes, Graduado em Ciências Sociais (1988), em Direito (1993), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é Professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, Professor do Programa de Pós-Graduação da PUC-PR. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Clássica, Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, Direito Constitucional, Estado, Direitos coletivos e avaliação. É líder do grupo de pesquisa Estado, Governo e Sociedade que se reúne regulamente na UFG para debate e atualização teórica. 

QUINTA-FEIRA,
5 DE MAIO - 19 HORAS
Auditório José Quirino dos Santos – Unidade I
SEXTA-FEIRA,
6 DE MAIO -- 19 HORAS
Auditório José Quirino dos Santos – Unidade I

Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social

Edinho Silva

Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva é graduado em Ciências Sociais na Unesp de Araraquara e mestre em Engenharia de Produção, pela UFSCar.  Foi office-boy, operário na fábrica de Meias Lupo, metalúrgico na Eletrolux. Começou a militar na política por meio das Pastorais da Igreja Católica e seguindo os passos da Teologia da Libertação. Orientou-se politicamente para o Partido dos Trabalhadores, no qual se filiou em 1985. Foi presidente do Diretório Municipal e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores e integrou a assessoria da bancada de deputados estaduais do PT, durante os trabalhos da Constituinte Estadual. Foi vereador por dois mandatos e prefeito de Araraquara também por dois mandatos. Em 2010, foi eleito deputado estadual. Em 2014 passou a integrar a coordenação de campanha de Dilma Roussef à reeleição. Assumiu a coordenação financeira da campanha, cujas contas foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Promotor de Justiça

Raul de Melo Franco Júnior

Promotoria de Justiça de Araraquara - MP-SP

Doutor pela Universidade de Lisboa, é formado em Filosofia, mestre pela Unesp e professor de Direito Constitucional do curso de Direito da Uniara e professor colaborador da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. É promotor de Justiça desde 2003.

bottom of page